Uma das áreas que mais se desenvolve no país é a Construção Civil, demandando muita mão de obra.
Como consequência desse processo e por conta do alto grau de complexidade das obras, o número de acidentes e falhas cometidas nesses locais de trabalho têm aumentado consideravelmente.
Para garantir e estabelecer medidas de segurança dentro desse segmento, foi criada a Norma Regulamentadora de número 18 (NR 18), que trata justamente das condições de trabalho na indústria da construção.
Trata-se de uma medida que visa promover um ambiente livre de acidentes por meio da implementação de ações de controle e sistemas preventivos dentro dos processos de trabalho.
Principais falhas cometidas na Construção Civil para evitar
Falta de atenção
O ambiente da obra exige muito cuidado e atenção durante a execução das tarefas diárias, que envolvem o manuseio das ferramentas, dos maquinários e locomoção dentro de um local recheado de riscos.
Para evitar esse tipo de problema é essencial que os momentos de diversão, lazer e descontração sejam reservados para o horário de almoço ou após o expediente.
Queda de materiais
Outra falha bastante comum na construção civil é a queda de materiais, que podem causar acidentes fatais.
Para evitar que isso aconteça, é essencial manter a obra sempre organizada e que o local seja sempre supervisionado por um profissional responsável por instruir a todos e manter o local de trabalho sempre limpo e organizado.
Falhas de sinalização
As falhas de sinalização para a presença de objetos, substâncias e situações que possam colocar o trabalhador em perigo também contribuem significativamente para a ocorrência de acidentes nos canteiros de obras.
Por isso, é essencial que placas com os riscos de cada área sejam devidamente instaladas na construção, bem como fitas zebradas, cones, entre outros tipos de sinalização de segurança.
Falta de utilização dos EPIs
Por lei, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) devem ser fornecidos pelos empregadores.
Entretanto, muitos profissionais não utilizam ou utilizam de forma incorreta esses equipamentos, aumentando ainda mais os riscos e as consequências dos acidentes na construção civil.
Para corrigir esse problema, é fundamental que todos os trabalhadores sejam orientados a utilizar corretamente os sapatos de segurança, capacetes, luvas, óculos de proteção e protetor auricular.
Passagem obstruída em andaimes
Os andaimes montados nas obras são utilizados para a passagem e circulação dos trabalhadores.
Desta forma, é essencial que não haja nenhum objeto, ferramenta ou equipamento obstruindo essa circulação, pois por um descuido isso pode se transformar em um grave acidente.
Para evitar esse tipo de falha, é muito importante deixar os andaimes livres, de forma que não haja obstrução da circulação dos trabalhadores.
Eles devem ainda estar sempre muito bem fixados e seguindo o limite de carga estipulado pela norma.
Precisando de mais dicas sobre construção civil, entre em contato com a Loja da Laje deixe sua dúvida nos comentários.