Além das famosas caixas térmicas, placas e peças de poliestireno expandido, as pérolas de EPS (Isopor) também são utilizadas em diferentes segmentos, com diversas vantagens e aplicações. Conheça algumas delas!
Concreto leve
O Concreto Leve é uma grande tendência na construção civil, especialmente na construção de lajes e na pavimentação. Com uma densidade mais baixa, esse material demanda menos matéria-prima e mão-de-obra do que o concreto tradicional, além de ser sustentável e apresentar um melhor custo-benefício.
O que torna essas vantagens possíveis é a substituição parcial do cimento e da areia por essas pérolas. Essa mistura também não perde no quesito resistência, suportando compressões de até 2.000kg/m2.
O Concreto leve é um concreto do tipo cimento-areia que consiste em substituir a brita pelos flocos ou pérolas de EPS, normalmente chamado de isopor.
A mistura cimento-areia se solidifica envolvendo o EPS cujo volume é composto de 95% de ar, gerando assim um concreto de baixa densidade aparente, excelente isolação termoacústica e considerável resistência.
O concreto leve de EPS (isopor) é utilizado em estruturas que não exijam grandes esforços na construção civil.
Por conta de sua leveza e propriedades (resistência, isolamento térmico e baixa densidade) o uso do EPS na mistura de concreto agrega economia, dimensionamento estrutural adequado e facilidade de manuseio na obra.
ONDE USAR
A recomendação da engenheira é utilizá-lo em situações em que há limitação de peso, como no enchimento de piso, paredes de fechamento, laje de cobertura, mobiliário e para atividades de pesquisa.
Este material também é muito utilizado para a regularização de piso, que dispensa o uso do concreto estrutural. O mesmo ocorre com as lajes de cobertura, onde não há carregamento, reduzindo o peso próprio do elemento.
Também pode ser usado em Blocos de paredes de fechamento. Jamais utilize como alvenaria estrutural.