Para evitar atrasos, superfaturamento e desperdícios ao decorrer de uma construção, é fundamental elaborar um bom planejamento de obras. Nesse sentido, há vários fatores que devem ser considerados, como o estudo das características do clima local, que se relaciona com os cuidados necessários para fazer uma construção em período de chuvas.
Evite acidentes de trabalho
Com chuva, a visibilidade no canteiro de obras fica consideravelmente afetada, criando um cenário propício para ocorrência de acidentes de trabalho. Dessa maneira, é relevante reforçar a sinalização nos pontos considerados de risco, principalmente em áreas de escavação e nas que abrigam geradores de energia.
Assim, são reduzidas as chances de um colaborador sofrer com eventuais quedas, bem como ser vítima de descargas elétricas.
Estoque bem os materiais
Certificar-se que todos os insumos da obra estão estocados da forma correta é fundamental para evitar perdas e gastos extras. O cimento, por exemplo, é um insumo perecível, que fica empedrado quando entra em contato com a água, o que inviabiliza o seu uso.
Por isso, garantir uma cobertura adequada (seja com uma lona ou seja com a construção de um mini-depósito) para tijolos, brita, areia, cimento e para outros insumos evita perdas e desperdícios.
Tenha um planejamento
Durante a etapa de planejamento da obra, naturalmente são verificadas as características climáticas do local. Entretanto, mesmo com poucas chances de ocorrer chuva, é importante fazer o constante acompanhamento da previsão do tempo. Assim, já sabendo da possibilidade de chuvas, medidas preventivas podem ser tomadas.
Conseguir se antecipar e estar preparado para chuvas é um uma ação importantíssima para evitar atrasos e garantir o cumprimento do prazo.
Atente-se para a fundação
A fundação é uma fase considerada crítica da obra, já que suas propriedades impactam diretamente na qualidade das etapas de construção que acontecerão em seguida. Por isso, em tempos chuvosos é prudente providenciar uma cobertura sobre a região das escavações.
Durante as chuvas o terreno pode encharcar e ficar propício a movimentações — principalmente devido ao grande volume da água absorvida —, aumentando as chances de acontecerem deslizamentos de terra.
Proteja as fundações
A abertura de fundações (ou escavações), é uma das fases essenciais de qualquer obra.
Se as chuvas começarem durante esse processo ou foi identificado uma grande probabilidade de chuva nos próximos dias, basta cobrir toda a área de escavação com lonas ou plástico para evitar a entrada de água nas fundações. Dessa forma, o terreno não corre o risco de ficar encharcado.
A parte estrutural da construção é fundamental para garantir a segurança e integridade das próximas etapas e a atividade não pode de forma alguma ser realizada na obra com chuvas.